Minha História

Uma história de vida na luta e na defesa da democracia

Nascimento

Natural de Fortaleza, José Acrísio de Sena nasceu em 11/07/1962. É casado com a assistente social Letícia Peixoto, pai de Dimitri (in memoriam), Iuri, Bárbara e Marina.

Nascimento - Acrísio Sena

Antônio Bezerra

Morou no antigo Barro Vermelho, hoje Antônio Bezerra. Aluno da escola pública, concluiu sua educação básica na Escola de 1º e 2º Grau de Antônio Bezerra.

Antônio Bezerra - Acrísio Sena

Formação acadêmica

Formado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como professor da educação básica, alfabetizador em comunidades carentes, formador de professores quando docente no ensino superior.

Formação acadêmica - Acrísio Sena

Origem popular e sindical

Na década de 80, atuou como líder comunitário. Quando bancário, seguiu para o movimento sindical, onde foi articulador do Movimento de Oposição Bancária (MOB) e dirigente do Sindicato dos Bancários do Ceará. Assessorou diversos sindicatos, entre eles o da Construção Civil, Comerciários, Fazendários e Bancários, além da Pastoral Operária da Arquidiocese de Fortaleza. Foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 1983, sendo presidente da Central, em 1991.

Origem popular e sindical - Acrísio Sena

Experiência administrativa

Durante a gestão da Prefeita Luizianne Lins, em 2005, à frente do Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (IMPARH), ajudou na construção do PCCS dos trabalhadores da Guarda Municipal e da Educação do Município de Fortaleza. Levou cursos de idiomas para as comunidades carentes e implantou o sistema de cotas, garantindo 50% das vagas para estudantes das escolas públicas, para ingresso no Centro de Línguas.

Foi convidado, em 2015, pelo governador Camilo Santana, para assumir a Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais.

Experiência administrativa - Acrísio Sena

Vereador de Fortaleza

Como vereador, foi eleito pela primeira vez em 2008.

Em 2010, foi presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, quando criou o Fórum Viva Centro e o projeto Câmara nos Bairros, articulando o Parlamento Metropolitano.

Em 2017, pela 7ª vez, foi eleito um dos 4 melhores vereadores do Ceará. No mesmo ano, foi apontado pelo Anuário do Ceará, publicação do Jornal O Povo, um dos vereadores mais influentes da Câmara Municipal de Fortaleza e um dos melhores políticos do Estado.

Em 2018, foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e Transporte da Câmara e relator do Plano Diretor de Fortaleza.

Vereador de Fortaleza - Acrísio Sena

Deputado Estadual do Ceará

Em 2018, foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Na Assembleia Legislativa trabalha com temáticas com educação, pessoas com deficiência, pessoas vivendo com HIV/AIDS, juventude e direitos humanos.

É presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa, e vice-presidente das Comissões de Educação e da Cultura.

Deputado Estadual do Ceará - Acrísio Sena

ENTRE EM CONTATO