Acrísio Sena lembra aniversário de Senador Pompeu e reforça luta pelo tombamento estadual do Campo de Concentração do Patu


Essa notícia também possui um Podcast:

Em pronunciamento realizado na sessão de hoje (2), pela manhã, na sessão da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Acrísio Sena (PT), vice-presidente da Comissão de Cultura, reforçou a luta pelo tombamento estadual do Campo de Concentração do Patu, localizado no município de Senador Pompeu, que completa 125 anos de fundação. “Localizado no Sertão Central, com cerca de 30 mil habitantes, distribuídos em sete distritos, Senador Pompeu possui um tesouro de altíssimo valor histórico, cultural e antropológico: o Campo de Concentração do Patu, que deve ser tombado no âmbito estadual, a partir de uma luta nossa, em parceira com a Secretaria Estadual da Cultura e o IFCE. Já destinamos inclusive R$ 200 mil via Emenda Parlamentar para recuperação do Casarão da Inspetoria”, informou.

Os campos de concentração foram usados como estratégia do governo cearense para reduzir o fluxo de retirantes nos períodos de estiagem. Na seca de 1932, havia 6 municípios com campos: Fortaleza, Quixeramobim, Ipu, Buriti (hoje Crato), Senador Pompeu e Cariús, que receberam mais de 80 mil flagelados. O Campo do Patu recebeu cerca de 20 mil retirantes, e é o único que ainda possui estruturas preservadas. “Além do tombamento, iniciamos o processo para inserir a Caminhada da Seca, que ocorre anualmente em Senador Pompeu, em homenagem aos milhares de mortos, no roteiro turístico, religioso e cultural do estado, como patrimônio imaterial. Finalmente, estamos nos mobilizando para tornar o local uma Unidade de Conservação ambiental, assegurando a preservação da biodiversidade da região”, explicou Acrísio.

ENTRE EM CONTATO