Morro da Lagoinha: SEMA e Comissão do Meio Ambiente da Assembleia se unem para salvar símbolo de Paraipaba


Essa notícia também possui um Podcast:

Nesta quinta-feira (12), à tarde, uma reunião virtual tratou do desgaste do Monumento Natural do Morro da Lagoinha, em Paraipaba. Estiveram presentes o secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno; o deputado estadual Acrísio Sena (PT), presidente da Comissão do Meio Ambiente de Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa e integrantes do Movimento SOS Morro da Lagoinha. “Vamos realizar audiência pública logo no início de 2021, após a definição dos novos prefeito e secretário do Meio Ambiente de Paraipaba, para salvar este importante marco turístico e ambiental”, anunciou Acrísio.

O laudo elaborado pela equipe do Cientista Chefe da Sema apontou barramento do fluxo eólico – a partir de um loteamento no local – que alimenta a duna de areia, além de um conjunto intervenções feitas na área superior do morro que prejudicaram o escoamento superficial de água, gerando erosão e produzindo fendas profundas.

Entre as providências a serem tomadas, estão a regulamentação do Morro como uma Unidade de Conservação municipal, cujo processo já foi iniciado pela SEMA. “Além disso, é necessário um plano de drenagem para evitar que o escoamento das águas pluviais continue consumindo o Morro, além da recuperação da vegetação no entorno e a reativação do fluxo de transporte eólico para que a duna seja reerguida”, explicou Acrísio.

ENTRE EM CONTATO